Analisando nos dias atuais, é notável a massa de pessoas inseridas no mundo digital através das redes sociais, seja para uso pessoal ou profissional. Antes o que era apenas lazer e se comunicar com pessoas distantes, hoje trata-se de uma vida virtual, onde todos tem ao alcance informações para qualquer que seja o assunto. Seja para planejar uma viajem, para pesquisar escolas para o filho, comprar material de escritório, procurar parceiros profissionais, estudar um determinado assunto, vender produtos…Enfim, em um único lugar, como por exemplo no Facebook, existe um “mar” de informações, perto de você, para serem acessadas quando quiser. Desta forma era totalmente previsível que com o passar dos anos, mais e mais empresas abririam os olhos para esta nova vertente de publicidade e marketing, dentre elas algumas instituições de ensino que perceberam a oportunidade de facilitar e estreitar a relação com os alunos.

As redes sociais podem melhorar o relacionamento entre aluno e professor, facilitando e aumentando em grande escala o aprendizado, como por exemplo:

  • Auxiliar o aluno no entendimento melhor do assunto abordado em sala de aula;
  • A possibilidade de estudo em grupo;
  • Compartilhamento de conteúdos, como documentos, apresentações, fluxogramas, áudios, vídeos, links, etc;
  • Criar um canal de comunicação entre o professor, aluno e demais instituições de ensino.

Além de facilitar o trabalho do professor, não somente melhorar a qualidade do ensino, mas também podem:

  • Ser criadas comunidades de aprendizagem do curso, classe ou da instituição;
  • Facilitar o compartilhamento de informações, metodologias, idéias e pesquisas com outros professores;
  • Gerar relacionamento com outros profissionais da área.

Quando utilizada da forma correta por todas as partes, é inegável o benefício que promove a inserção digital na Educação.
O estreitamento na relação entre o aluno e a instituição e a facilidade de acesso a informação, torna-se uma revolução no modo de ensinar, de transmitir conteúdo, de propagar o conhecimento. Pois hoje existem diversos cursos, treinamentos, faculdades totalmente on-line, onde o aluno programa o melhor horário e data para seu estudo, e o ensino chega naqueles que não dispõem de tempo, devido trabalho e a correria do dia a dia. E tudo isto é reforçado com a presença das redes sociais, que hoje fazem parte da vida de milhares de pessoas.

Resumindo, as redes sociais foram um “upgrade” nesta nova metodologia de ensino que surgiu e que já está fixada no nosso cotidiano. Basta usar as redes sociais a seu favor e ser utilizada com consciência e sabedoria.

Deixe seu Comentário