O básico para qualquer negócio ter sucesso é ter clientes recorrentes! Não adianta uma maravilhosa identidade visual e um produto perfeito se não tiver um cliente satisfeito pronto para comprar novamente. É preciso estruturar e manter uma lista responsiva para que seus negócios não sejam um sucesso passageiro!

Tudo bem eu entendi Bruno, mas o que é uma lista responsiva ?
Quando você tem contato com seu futuro cliente é extremamente importante você obter seu email, para que desta forma você possa entrar em contato novamente.
Desta forma você formará uma lista com emails de pessoas que se interessaram pelo que você faz, mas que muitas vezes não irão definitivamente comprar um produto seu ou contratar seus serviços. Para esta lista que você estará construindo é obrigatório manter uma relação, sempre oferecer conteúdo com notícias que realmente irão ajudar seus leitores, pois desta forma você estará aquecendo sua lista, criando confiança para elas lerem seus emails e virando autoridade no assunto. Neste processo muitos irão se descadastrar, alguns que entraram por curiosidade e outros que sem motivo decidiram sair (afinal não é possível agradar a todos), mas o importante é que na sua lista estarão pessoas que te ouçam, que leiam seus emails e que te enxergam como autoridade no assunto. E se estas pessoas que permaneceram não compraram seu produto ou contrataram seus serviços no começo, agora estarão muito mais propensos a realizar uma ação, isso é uma lista responsiva, uma lista que de fato consuma seus emails, que leiam eles e que participam de suas campanhas.

Apesar de ser simples e quase que óbvio esta estratégia para o empreendedor, muitos (eu digo muitos mesmo) não realizam a criação de uma lista!
Vários negócios aparecem um dia, explodem de sucesso e depois somem, tudo porque não realizaram a criação de uma base com emails de seus principais consumidores.

Vamos para um exemplo:
Se você vende um produto pela internet e não colhe o email daquela pessoa que acessou, você está cometendo um grande erro! Pois nem todas as pessoas que acessam sua página irão comprar seu produto num primeiro momento, deixam para depois e este depois pode ser nunca! Você pode até vender o produto e ganhar um bom dinheiro mas não terá controle sobre quem se interessou e quem de fato comprou, mas se você antes da página de venda capturar o email daquela pessoa, ela entrará para sua lista e participará naturalmente do processo de venda, consumirá seus emails e após algum tempo estará mais propensa a comprar de você, porque você gerou confiança nela e se tornou uma autoridade.

Resumindo, uma lista responsiva é composta por emails de pessoas que se interessam pelo ramo de atuação do seu negócio, que participam efetivamente na leitura de suas mensagens, que geram audiência para suas campanhas, que de fato estão propensas a comprar seu produto ou contratar seus serviços.

O processo de criação de uma lista responsiva não é fácil, demanda tempo e experiência sua na área de atuação. E se você não é produtor e nem oferece serviços, você também pode ter uma lista vendendo produtos/serviços de outras empresas, basta escolher um ramo que desperte seu interesse e começar!

Estarei em outro momento explicando melhor como começar do zero, para quem não é produtor.
O importante é ter essa percepção de lista e adotar esta estratégia para todos seus projetos sendo virtuais ou não. Quando você possui autoridade sobre uma grande lista, você começa a fazer seu negócio trabalhar em piloto automático e levar sua empresa para um outro patamar.

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