As redes sociais são uma revolução no meio de comunicação entre as pessoas, o “poder” delas vai além de uma simples troca de informação, mas também na formação de opiniões, idéias e principalmente na persuasão.

A todo momento alguém cita um produto ou serviço consumido, recomenda ou critica para um amigo, revela detalhes e opiniões de sua satisfação…enfim, mesmo sem intenção acabam realizando a divulgação, mesmo que de forma positiva ou negativa. E não se atentar as críticas realizadas podem destruir por completo toda sua autoridade e confiança com possíveis clientes. Lembrando que como disse acima, o poder de persuasão em uma rede social é gigantesco!

Desta forma, uma estratégia de marketing de uma empresa tem que considerar primordialmente a participação nessas redes sociais, seja Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Google +, Linkedln, Flickr, Pinterest…analisando qual delas é indispensável como meio de comunicação com o público alvo e que tenha um alto nível de interação dos possíveis clientes.

Dentre todos os benefícios que a inserção de seu negócio em uma rede social proverá, destaco os 5 principais:

  1. Melhor exposição dos produtos e/ou serviços
    Você irá conseguir divulgar de forma mais ampla seus produtos, seus serviços, seu(s) site(s) e todo o material atrativo na captação de clientes. Em uma rede social, como por exemplo o Facebook, você pode divulgar seu negócio para milhares de pessoas, seja em sua página, fanpage, comunidades do mesmo nicho, etc.
    Comparado ao site, na rede social você terá visualizações quase que instantâneas e com muito mais alcance.
  2. Divulgação mais barata e eficiente
    O marketing convencional ou offline é muito mais custoso do que o marketing digital.
    Ao invés de realizar uma propaganda para qualquer público, como com o marketing convencional, em uma rede social é possível direcionar exatamente para o seu público alvo, que se interesse por assuntos pertinentes ao seu produto ou serviço, trazendo muito mais eficiência e retorno para sua estratégia.
    Outro fato importante, por exemplo no Facebook, é que se alguém curte ou compartilha sua publicação, automaticamente todos os amigos desta pessoa estão vendo sua propaganda, e você acaba desfrutando de um marketing sem custo.
    Resumindo, o marketing nas redes sociais quando comparado ao marketing convencional, se torna uma opção muito mais barata, lucrativa e muito mais eficiente!
  3. Melhor relacionamento com os clientes
    Você estabelece um relacionamento mais próximo com seus clientes, conseguindo disseminar melhor sua mensagem e seus valores, consegue expor com mais abrangência todos os seus serviços prestados, desta forma você consegue gerar mais confiança, credibilidade e se torna uma autoridade no seu ramo de atuação.
    Você consegue acompanhar a interação do seu cliente com seu produto ou serviço e saber quais são suas objeções ou dificuldades, desta forma você consegue fidelizar cada vez mais e mais clientes.
  4. Rapidez nas ações de comunicação
    Como você consegue acompanhar toda a interação do seu cliente nas redes sociais, quando ocorrer uma informação positiva ou negativa, imediatamente você pode postar uma nota para aquela ação. Extremamente útil quando se obtém um retorno negativo que pode prejudicar a reputação de sua empresa, desta forma você pode dar um parecer de forma ágil contornando a ação negativa.
    Não somente no monitoramento das opiniões dos seus clientes, mas outra ação rápida de comunicação é na divulgação de uma promoção, por exemplo, onde em um curto prazo você obtém uma abrangência incomparável com o marketing convencional.
  5. Facilidade na captação de parcerias
    Em uma rede social você não está aberto apenas para futuros clientes, mas também para novos contatos profissionais. Como existem milhares de pessoas conectadas, existe um grande número de pessoas que são profissionais do seu ramo de atuação ou empresas que atuam em um mercado próximo ao seu. Desta forma, você pode obter com facilidade novas parcerias ou vendedores dispostos a promover seu serviço ou produto, elevando sua abrangência no mercado.

Estes são os 5 principais benefícios que uma empresa ganha ao participar de uma rede social, além de outras vantagens específicas de cada área de atuação.
Neste novo mercado competitivo que hoje impera, a tecnologia é a melhor aliada para o crescimento e solidez do seu negócio, a empresa que não se atenta a este detalhe fica para trás e acaba ficando no anonimato.
Portanto, na sua estratégia de marketing considere a participação em uma rede social o primeiro ponto de ação a ser tomado, mas comece esta sua jornada com sensatez e com um passo por vez.

Lembre-se que uma rede social não é voltada para vendas e sim para o relacionamento com seu público alvo! Quando bem estruturada e administrada, aí sim, consequentemente gera vendas!

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